quinta-feira, 14 de maio de 2009

Hinduísmo


Hinduísmo ou Bramanismo é a principal religião da Índia, reunindo uma enorme variedade de crenças e cultos, no qual sobressaem três divindades: Brama, o deus impessoal e criador de todas as coisas e para o qual tudo volta; Vishu, o deus conservador; Shiva, o deus destruidor.

Na origem do hinduismo está a religião dos arianos, povo que invadiu a Índia por volta de 1.500 a.C. Os seus deuses representavam as diversas forças da natureza, como Varuna (Vida), Indra (Céu) ou Agni (Fogo). Não é pois por acaso que os primeiros livros religiosos do Hinduísmo - os "Vedas" tenham sido escritos na língua deste misterioso povo, o sânscrito.

Os Vedas (c.1500 -1000 a.C) são compostos por quatro colecções de cantos sagrados e formulas de oferendas. Fixam a ordem do mundo, a posição dos vários deuses, fornecendo igualmente o grande tema para a religião hindu: a salvação da alma através da sabedoria e do sofrimento corporal.
Os Upanishadas (c.800-500 a.C) ensinam que toda a realidade assenta na consciência individual, e a alma só pode ser libertada através do conhecimento.
Estes livros consagram ainda os dois grandes princípios do Hinduísmo, o karma e a metempsicose. O karma é natureza que com que nascemos e que decide o nosso destino. O karma é o resultado das nossas acções numa vida anterior. A metempsicose é a crença na transmigração das almas, isto é, depois desta vida voltaremos a reencarnar num outro ser vivo. Assim sucederá até à nossa libertação.


Coloquei este post, pois desde que vejo a novela "caminho das Índias" comecei a gostar imenso da sua isso da sua cultura, religião e dança. Apesar da sua religião ser bem diferente da católica. Fiquei fascinada com um casamento Indiano, pois é tão cheio de cor, alegria e de dança. Tudo em si e fascinante.


Sem comentários:

Enviar um comentário